sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

4º Ganhador do prêmio semanal da Campanha Natal Feliz 2011

Sorteio Semanal realizado na Farma Nossa teve como ganhadora  Izidoria Bispo Freire Oliveira com o cupom de numero 51496 da empresa JM Celulares.

SORTEIO FINAL  

07 de janeiro de 2012 as 19:30 horas na Praça do Mercado.

3° Prêmio - Um ano de supermercado;
2° Prêmio - Uma MOTO FAN 0KM;
1° Prêmio - Um CARRO GOL 0KM;

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Débitos não autorizados lideram queixas bancárias em novembro

Débitos não autorizados lideraram o ranking de reclamações contra os bancos, divulgado pelo Banco Central. Em novembro deste ano, de 1.234 reclamações procedentes contra todos os bancos do País, 213 eram sobre essa operação, que representou 17,3% do total.
Do total referente a esse tipo de reclamação, 52 foram contra o Santander, 50 contra o Banco do Brasil, 35 contra a Caixa Econômica Federal, 34 Itaú, 29 contra o Bradesco e 5 contra o HSBC.
Em outubro, os Débitos não autorizados também lideraram o ranking, com 226 queixas, o que correspondeu a 19,8% do total de 1.143 reclamações procedentes contra todos os bancos daquele mês.
Outras reclamações
Ainda em novembro deste ano, a reclamação com o segundo maior número de incidência foi a que se refere as tarifas de cobranças irregulares de serviços não contratados, com 209 ocorrências, ou 16,9% do total.
Neste caso, as instituições que mais tiveram reclamações desse tipo foram o Banco do Brasil, com 117; a Caixa Econômica Federal, com 49; Bradesco, com 17; Santander, com 12; e Itaú, com 10.
Em terceiro, com 105 reclamações, ficaram as queixas sobre a Circular 3289, que trata de descumprimento de prazo. Elas representaram 8,5% do total. Na tabela abaixo é possível verificar as dez principais reclamações de novembro:
Reclamação Número Representação
Conta - débitos não autorizados 213 17,3%
Tarifas - Cobrança irregular - Serviços não contratados 209 16,9%
Circular 3289 - Descumprimento de Prazo 105 8,5%
Circular 3289 - Esclarecimentos incompletos / incorretos
101
8,2%
 Tarifas - Cobrança irregular - Serviços diferenciados - Cartão de crédito diferenciado 79 6,4%
Liquidação antecipada - Restrição à portabilidade
69 5,6%
Segurança dos meios alternativos - Operações não reconhecidas    60 4,9%
Concessão de crédito sem título adequado - Documentação falsa - Demais operações 43 3,5%
Concessão de crédito sem título adequado - Documentação falsa - Crédito consignado 37 3,0%
Segurança dos meios alternativos - Saques e depósitos divergentes
37
3,0%
Bancos com mais de um milhão de clientes
De acordo com o levantamento, somente o número de reclamações contra os bancos com mais de um milhão de clientes alcançou 893 casos no mês passado. O número, frente a setembro, é 1,8% maior, uma vez que naquele mês foram 877 queixas procedentes contra estas instituições. Na comparação com novembro de 2010, houve alta de 42,9%.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

3º Ganhador do prêmio semanal da Campanha Natal Feliz 2011



Sorteio Semanal realizado na Tec Cell teve como ganhadora  Denilva da Costa Araujo com o cupom de numero 5778 da empresa Feirão dos Móveis Magazine.

Atenção para as datas e locais dos próximos sorteios:

4º Sorteio Semanal: R$ 1.000,00 30/12/2011 será realizado na Farma Nossa
OBS.: Locais dos sorteios é de acordo com o LINK e horário.

SORTEIO FINAL  
07 de janeiro de 2012 as 19:30 horas na Praça do Mercado.

3° Prêmio - Um ano de supermercado;
2° Prêmio - Uma MOTO FAN 0KM;
1° Prêmio - Um CARRO GOL 0KM;

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

De todos os profissionais com ensino superior no Brasil, 60% são mulheres

Um estudo que buscou analisar a força de trabalho nos países emergentes revelou que no Brasil, por exemplo, de todos os profissionais com formação superior que entram no mercado de trabalho, 60% são mulheres.
Nos Emirados Árabes Unidos, esse percentual chega a 65% e na China, a 47%. Foram feitas cerca de 4.350 entrevistas com profissionais graduados provenientes do Brasil, Rússia, China, Índia, e Emirados Árabes Unidos.
O estudo, feito pelo Center Work-Life Policy e entitulado ‘The Battle for Female Talent in Brazil’ (A Batalha por Talentos Femininos no Brasil), mostrou, ainda, que mais de um terço das mulheres brasileiras com idade entre 18 e 23 anos estão matriculadas no ensino superior.
Mulheres ambiciosas
O estudo pontuou que embora grande parte das mulheres altamente qualificadas em todo o mundo é altamente ambiciosa, essa ambição do sexo feminino nos países emergentes chega a ser extraordinária.
Nos Emirados Árabes Unidos, 92% das mulheres se consideram muito ambiciosas. Na Índia esse percentual chega a 85%. Na China, na Rússia e no Brasil, 65%, 63% e 59% das mulheres se consideram muito ambiciosas, respectivamente.
Como medida de comparação, apenas 36% das mulheres norte-americanas se consideram super ambiciosas. A ambição é tão forte que 80% ou mais dos profissionais do sexo feminino tanto no Brasil, na Índia, como nos Emirados Árabes Unidos aspiram alcançar o topo no que diz respeito à carreira profissional.
Mulheres comprometidas
O estudo ainda mostrou que além de ambiciosas, as profissionais femininas também estão dispostas a se dedicar para alcançar o topo. Cerca de 80% das entrevistadas desses países afirmaram que estão dispostas a se dedicar além do exigido pelas empresas em que trabalham.
O mesmo percentual também respondeu que amam seus empregos atuais. Apesar dos números mostrarem o potencial da força de trabalho feminina, essas profissionais ainda encontram fortes barreiras para se dedicar a carreira, como problemas relacionados às pressões familiares.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

2º Ganhador do prêmio semanal da Campanha Natal Feliz 2011


 Sorteio Semanal realizado na Raitec teve como ganhador  Raphael Thayllon Medeiros Silva com o cupom de numero 99517 da empresa 100 Limites Modas.

Atenção para as datas e locais dos próximos sorteios:

3º Sorteio Semanal: R$ 1.000,00 23/12/2011 será realizado na Tec Cell
4º Sorteio Semanal: R$ 1.000,00 30/12/2011 será realizado na Farma Nossa
OBS.: Locais dos sorteios é de acordo com o LINK e horário.

SORTEIO FINAL  
07 de janeiro de 2012 as 19:30 horas na Praça do Mercado.

3° Prêmio - Um ano de supermercado;
2° Prêmio - Uma MOTO FAN 0KM;
1° Prêmio - Um CARRO GOL 0KM;

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Proposta incentiva empreendedorismo dos portadores de deficiência

SÃO PAULO – Está em análise na Câmara o Projeto de Lei 1784/11, que não apenas incentiva, mas que também promove o desenvolvimento de ações empreendedoras para portadores de deficiência.

A medida, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), altera a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Lei 7.853/89) e orienta os portadores de deficiência em geral sobre a formação profissional  e do trabalho, bem como sobre a liberação de linhas de crédito para a formação de pequenos negócios.

Incentivo necessário
De acordo com a Agência Câmara, o incentivo já vem sendo comum no Brasil, que cada vez mais busca proteger e promover o ingresso de tais pessoas no mercado de trabalho.

“Embora a conquista do emprego seja relevante, do ponto de vista econômico e social, vale lembrar que os deficientes também podem e devem ser incentivados a desenvolver suas próprias empresas, contribuindo assim tanto para seu processo de inclusão social e crescimento econômico quanto para o desenvolvimento do País”, defende Paim.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Empresários brasileiros foram pouco impactados pela crise, diz pesquisa

SÃO PAULO - Os empresários brasileiros foram pouco impactados pela crise internacional, segundo revela pesquisa realizada pela Deloitte. De acordo com o levantamento Panorama Empresarial 2012 – A visão dos empresários diante de cenários de instabilidade, divulgado na quinta-feira (8), os tomadores de decisão não sentiram a volatilidade mundial neste ano.

Para o sócio-líder da área de Corporate Finance da Deloitte e responsável técnico pela pesquisa, José Paulo Rocha, isso ocorre porque a relativa desaceleração econômica registrada na economia brasileira no terceiro trimestre ainda não produziu resultados significativos diretos nas empresas.

“Os impactos do cenário econômico são diferentes de acordo com o setor de atuação de cada empresa, incidindo muito mais sobre as indústrias manufatureiras e as organizações muito dependentes de exportações”, explica.

Impactos e dificuldades
Em um contexto de instabilidade internacional, os entrevistados indicaram que a pressão por preços menores foi o fator que mais recebeu reflexos desse cenário, segundo 47% das respostas. Já o segundo item mais apontado foi a necessidade de aumento de salário para seus funcionários (item assinalado por 39% dos entrevistados), que foi seguido pela negociação com fornecedores (26%).

Já em relação à preocupação dos executivos, a retenção de talentos seguiu como a principal dificuldade, com 54% dos entrevistados que avaliaram este como o principal desafio no ano. O item segue ainda no grau de importância dos próximos três anos, segundo 57% dos profissionais avaliados.

Outro também preocupante é a mão de obra qualificada, mencionada por 47% dos entrevistados - que contará com um programa intensivo de investimento e treinamento, se depender da maioria dos executivos entrevistados (66%).

Expectativas para 2012
Em 2011, o principal desafio para as empresas foi o gerenciamento de custos sem comprometer a qualidade de seus produtos e serviços, apontado por 58% dos respondentes. Contudo, para os próximos anos, despontam como principais desafios a concorrência, o retorno sobre o capital investido e o gerenciamento de custos.

"A previsão de crescimento e investimentos para os negócios dos entrevistados, em relação a 2012, e para os anos seguintes, é, de forma geral, moderada", revela o estudo.

A maior parte dos entrevistados (43%) também prevê um aumento moderado do número de empregados em 2012. Já 56% deles esperam uma certa estabilidade nos próximos três anos, além de uma projeção moderada de investimentos.

A pesquisa
O estudo realizado em novembro avaliou a opinião de 456 empresas e foi respondido por presidentes, CEOs, superintendentes, diretores e gerentes.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Convenção Coletiva de Trabalho 2011 a 2012

 Conforme clausula 44ª da Convenção Coletiva de Trabalho, no período natalino o comércio de Açailândia poderá funcionar no seguinte horário:

Dias: 08 a 10/12/11 das 08h00 às 20h30min;
Dias: 12 a 17/12/11 das 08h00 às 20h30min;
Dias: 19 a 24/12/11 das 08h00 às 22h00.

1º Ganhador do prêmio semanal da Campanha Natal Feliz 2011


 Sorteio Semanal realizado na Loja Centro teve como ganhador o sr. João Silva Leite com o cupom de numero 25638 da empresa Tapeçaria Nunes.

Atenção para as datas e locais dos próximos sorteios:

2º Sorteio Semanal: R$ 1.000,00 16/12/2011 será realizado na Raitec
3º Sorteio Semanal: R$ 1.000,00 23/12/2011 será realizado na Tec Cell
4º Sorteio Semanal: R$ 1.000,00 30/12/2011 será realizado na Farma Nossa
OBS.: Locais dos sorteios é de acordo com o LINK e horário.

SORTEIO FINAL  
07 de janeiro de 2012 as 19:30 horas na Praça do Mercado.

3° Prêmio - Um ano de supermercado;
2° Prêmio - Uma MOTO FAN 0KM;
1° Prêmio - Um CARRO GOL 0KM;

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Governo corta impostos para elevar consumo

Diante de uma economia em desaceleração e com um cenário internacional cada vez pior, o governo lançou ontem um pacote de bondades em que abre mão de R$ 7,6 bilhões em impostos para incentivar o consumo, atrair investimentos e garantir crédito mais barato. A ação se assemelha ao que foi feito em 2008 e vai reduzir o preço de produtos que vão desde o macarrão até geladeiras. O objetivo do esforço é fazer com que o País cresça 5% no ano que vem, bem acima das previsões mais otimistas dos economistas.
"Temos como impedir a contaminação e preparamos um 2012 com crescimento em torno de 5%. Nossa força continua na demanda interna e queremos entrar 2012 acelerando", disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao anunciar as medidas junto com o colega do Desenvolvimento, Fernando Pimentel. "Temos arsenal grande", afirmou Mantega, ao comentar que novas medidas podem ser anunciadas. E adiantou: o setor têxtil será beneficiado em breve.
O anúncio não poderia ser em data mais simbólica: no dia seguinte ao depósito da primeira parcela do 13.º salário, à redução do juro básico da economia e no início do melhor mês das vendas para o comércio. Investidores reagiram positivamente ao pacote, e a BM&F Bovespa encerrou o pregão com alta de 2,23%.
As novidades tentam criar um ambiente de mais confiança para que os brasileiros saiam às compras. Pelos planos do governo, isso poderia criar um círculo virtuoso: a demanda resulta em mais produção que exige novos empregos. É a mesma receita usada na crise passada. A combinação de prevenção - em relação à crise internacional - e o temor que a desaceleração da economia avance mais fizeram com que o governo agisse agora.
Eletrodomésticos devem ficar 10% mais baratos. Até 31 de março de 2012, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) das geladeiras será reduzido de 15% para 5%. Fogões e tanquinhos passam a ter IPI zero.
O pacote chega até o prato dos brasileiros: o PIS/Cofins das massas alimentícias - como o macarrão - caiu de 9,25% para zero. Já o trigo, a farinha e o pão francês ganharam isenção extra por mais um ano.
O governo também quer baratear o crédito ao consumo. No pacote, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) dos financiamentos para o consumo - como o crediário de loja - caiu de 3% para 2,5%. "Estamos reduzindo 0,5 ponto e o Banco Central também reduziu o juro em 0,5 ponto. Poderíamos, então, somar e, assim, vamos ter redução total de 1 ponto no custo do crédito", disse Mantega.
O programa habitacional "Minha Casa, Minha Vida" também foi favorecido e o limite dos imóveis que têm subsídio e benefícios do projeto aumentou em R$ 10 mil, para R$ 85 mil. 

FERNANDO NAKAGAWA, ADRIANA FERNANDES, CÉLIA FROUFE e IURI DANTAS

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Quanto vale um cliente? Eu aprendi!

Por Rudson Borges 

 “Cliente é o ativo mais importante de qualquer empresa, mesmo que não apareça no balanço”. – T. Berry.
John Hicks, ganhador do prêmio Nobel de Economia no ano 1992, disse: “Quem garante todos os empregos não são os empresários, os sindicatos ou os governantes. São os consumidores”.
 O que seria do vendedor sem o comprador? O que seria do pequeno comércio ou da grande indústria sem seus clientes/ consumidores?
 Quanto vale um cliente?
Aprendi que um cliente vale mais do que uma venda, portanto, o foco deve estar no cliente e não no negócio.
 Comprei um lindo telefone celular, super lançamento, cheio de funcionalidades e utilitários. Fui atendido como um rei. Tive problemas, liguei para o suporte, tentei reclamar, mas de alteza, agora virei um plebeu.
 Descobri que não posso ser o complicador da situação. Devo flexibilizar, oferecer comodidade e facilidade no meu atendimento. Hoje eu sei que o produto é apenas um pretexto para adquirir aquilo que eles mais necessitam: benefícios e soluções.
 Quanto vale um cliente?
 Ganhei reconhecimento, virei referência. Fiz vários novos clientes, mas com um, apenas um eu “pisei na bola”, foi um erro de comunicação, a falta de explicação, um pequeno transtorno! Pequeno?
 Um cliente representa muito quando eu o ganho, mas representa muito mais quando o perco. Pesquisas revelam que conquistar um cliente custa cinco vezes mais caro do que mantê-lo. As estatísticas e a Psicologia das Vendas comprovam que clientes insatisfeitos influenciam quase quatro vezes mais do que os satisfeitos. Agora vou ter que trabalhar em dobro pra melhorar a minha imagem e voltar a ter credibilidade!
 Quanto vale um cliente?
 Bastante. Descobri que até mesmo as suas opiniões e visões são fundamentais. Em vendas é assim; algumas técnicas são as mesmas, quer seja para vender um parafuso ou para vender um caminhão. Quando se fala em excelência no atendimento alguns princípios são os mesmos. Seja eu grande ou pequeno (bastante relativo, né?), é importante medir a satisfação do meu atendimento e pedir sugestões. Ouvindo o cliente terei dois benefícios: produtos e serviços específicos e um sócio-cliente.
 Quanto vale um cliente?
 Tive muitos clientes, mas não os fidelizei. Não mantive um bom relacionamento após a venda. Achei que meu bom produto, minha simpatia e meu talento os manteriam ao meu lado, mas eu estava errado mais uma vez. Esqueci que o mercado é altamente competitivo... Ah, quando eu deixo de oferecer algo, muitos outros vão e oferecem... Tipo a história do Ricardão, é preciso sempre comparecer, pois os “gaviões” estão pela volta. Sabe, foi aí que descobri porque perdemos clientes:
•    1% faleceram;
•    3% mudam de endereço;
•    5% sofrem influência;
•    9% foram atraídos por concorrentes;
•    14% o produto é ruim;
•    68% o atendimento é ruim.
 De hoje em diante darei a devida atenção para meus fornecedores, vou investir na vitrina da minha loja, em publicidade e consultoria, em qualificação pessoal, mas colocarei como prioridade a Gestão de Relacionamento com o Cliente. A partir de agora, os meus clientes valem ouro. Trabalharei e crescerei cada vez mais, e sempre pensando neles. O atendimento será exclusivo, totalmente personalizado e cheio de surpresas agradáveis.
 Após ganhar estes clientes, prometo dedicar tempo, estratégia e até dinheiro para fazê-los parte da história da minha empresa. Os consultarei sempre antes de oferecer novidades, e quando precisar de idéias, eles serão meus principais consultores. Vou procurar conhecer um a um, necessidades, perfil, etc. Inclusive, estou pensando em obter informações sobre eles, pra fazer um cadastro e felicitá-los em ocasiões especiais.
 Quanto vale um cliente?
Vale tanto que devo fazer coisas inovadoras. Devo pensar “fora da caixa”, deixar de ser previsível e fazer um pouco além do que os profissionais comuns costumam fazer.
 Preciso diferenciar meu atendimento e minhas técnicas de vendas, pois se eu fizer como os outros fazem terei resultados iguais ou piores.
 Eu passarei a ser reconhecido quando me tornar fora de série. Vende - dores e tiradores de pedidos são muitos e geralmente atendem da mesma forma, com a mesma oferta, com o mesmo entusiasmo... Quero ser raro, e agora? Devo ser o melhor profissional de atendimento e vendas que já se teve notícias. O encantamento virá pela experiência impactante e inesquecível que vou agregar, sempre sendo original, empático e específico. Vou surpreender!
 Quanto vale um cliente?
 Tudo. Com muitos clientes os meus negócios decolam, tudo engrena, passo a ter lucro e enfrento até mesmo as épocas mais difíceis do ano. Sem os clientes, eu sei que vou falir.
Lembre-se: Os clientes devem ser mais importantes pra você do que você pra eles.



Rudson Borges é palestrante nacional TOP em Comportamento & Vendas. Em pesquisa de opinião pública realizada pela ThreeC Comunicação Empresarial, Borges foi apontado como um dos 30 maiores especialistas em Atendimento & Vendas do País. É vice-presidente da ABRACONSULT – Associação Brasileira de Consultores e Treinadores de Vendas.
Acesse: www.rudsonborges.com.br e obtenha maiores informações.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dicas para o Lojista.

Cuidados que os lojistas devem ter para evitar a inadimplência

  • Consultar sempre os cadastros de consumidores no SPC;

  • Evitar vender a prazos muito longos;
  • Solicitar sempre a apresentação de documentos de identidade do cliente;
  • Cobrar valor de entrada nos crediários e vendas a prazo;
  • Checar a assinatura de fatura dos cartões de crédito e cheques;
  • Não colocar o interesse da venda acima da cautela;
  • Fazer cadastro de clientes com referências e histórico de compras no estabelecimento. 


Dicas para identificar cédulas falsas (Fonte Banco Central)
Clique aqui para fazer download da Cartilha "Pode conferir que é Real"



Utilize Cheques com Segurança: (Fonte Banco Central)
  • Emita sempre CHEQUEs nominais e cruzados;
  • Ao preencher CHEQUEs, elimine os espaços vazios, evite rasuras;
  • Controle seus depósitos e retiradas no canhoto, inclusive as realizados com cartão;
  • Evite circular com talões de CHEQUEs. Leve apenas a quantidade de folhas que pretende utilizar no dia. Faça o mesmo com os cartões de crédito, carregando-o apenas quando pretender utilizar;
  • Quando receber um novo talão, confira os dados referentes ao nome, número da conta corrente e CPF e a quantidade de CHEQUEs do talonário;
  • Tome o máximo de cautela na guarda dos talões. Destaque a folha de requisição e guarde em separado;
  • Nunca deixe requisições ou CHEQUEs assinados no talão;
  • Destrua os talões de contas inativas;
  • Separe os CHEQUEs de qualquer documento pessoal;
  • Não utilize caneta hidrográfica ou com tinta que possa ser facilmente apagada. Evite canetas oferecidas por estranhos;
  • Não forneça dados pessoais por telefone;
  • Nunca utilize máquina de escrever com fita à base de polietileno, pois os valores preenchidos poderão ser facilmente apagados e modificados.


Dicas de Segurança (Fonte: Polícia Militar)

  • Preste atenção em pessoas suspeitas nas imediações de comércios. Caso necessário, acione a PM.
  • Antes de dar emprego, peça referências sobre o novo funcionário.
  • Melhore a segurança física de seu imóvel. Dificulte a ação do infrator.
  • Sempre que ocupar um novo imóvel, troque todas as chaves do estabelecimento.
  • Guarde valores em lugares seguros e evite deixar quantias vultosas de dinheiro nos caixas.
  • Oriente seus funcionários a não reagirem em caso de assalto.
  • Oriente empregados e clientes no cuidado a bolsas e sacolas.
  • Estreite o relacionamento com a Polícia Militar. Procure saber os tipos de delitos mais comuns na sua região.